Guia do Utente

O que é  USF Arco do Prado
É uma Unidade de Saúde Familiar (USF), constituída por 7 Médicos, 7 Enfermeiros e 5 Secretárias Clínicas que têm como objectivo a prestação de cuidados de saúde personalizados, garantindo a acessibilidade, a globalidade, a qualidade e continuidade dos mesmos e que para tal, conta com a sua participação, envolvimento e responsabilização!
Consigo na Saúde em todas as etapas da vida
 Outras informações úteis sobre o funcionamento...






Horário de Funcionamento/ Atendimento telefónico
Dias úteis de Segunda a Sexta: 8h às 20h
Atendimento: 8h às 20h
Contactos
Rua Barão do Corvo, Nº 676, 4º andar -  4400-037 - Santa Marinha, V.N.Gaia
Telefone: 223741430 Fax: 223741431

CONSULTA DE MEDICINA GERAL E FAMILIAR

  • Consulta Programada (Consulta diária em horário diversificado, a qual exige marcação prévia por telefone, E-agenda, e-mail ou presencialmente).
Saúde Adultos/Idoso
Saúde da Mulher (Saúde Materna, Planeamento Familiar)
Saúde da Criança e Jovem
Diabetes
Hipertensão
Deverá chegar sempre 15m antes da hora marcada, e trazer consigo o cartão de utente e outros documentos necessários (Boletim de vacinas, Boletim de Grávida, Boletim de Saúde Infantil)

Caso, não possa comparecer á consulta deve avisar com pelo menos 24h de antecedência.

  • Consulta Aberta (Sem marcação prévia para atendimento de situações agudas) 

Consulta diária com marcação exclusivamente no próprio dia, a qual  pode ser efectuada pelo telefone ou presencialmente. Deve ser utilizada exclusivamente para situações de doença aguda, e irá ser realizada preferencialmente pelo seu médico de família.

Esta consulta não deve ser utilizada para mostrar exames de rotina, renovação de receituário, relatórios médicos, atestados ou consultas de vigilância.

·         Consulta não presencial -  consulta diária e sem contacto com o médico após pedida no Secretariado Clínico, a qual se destina a :
-       renovação de prescrição crónica (prazo de entrega – 72 horas);
-       avaliação de exames/informação clínica de outros prestadores (Hospital)
-       pedidos de transporte e terapêutica domiciliária (Oxigénio, BIPAP, CIPAP, etc). 

CONSULTA DE ENFERMAGEM 

  • Consulta Programada
Saúde da Mulher (Saúde Materna, Planeamento Familiar)
Saúde da Criança e Jovem
Diabetes
Hipertensão

  • Consulta Aberta  - Sem marcação prévia, para atendimento de situações que careçam de atendimento no próprio dia ( ex: Tratamentos/ administração de medicação)
·         Vacinação - Diariamente (excepto Prova de Mantoux e BCG) as vacinas serão feitas por agendamento que, no caso das crianças deverá coincidir com as consultas de saúde infantil.

A administração de vacinas adquiridas na farmácia, só será feita mediante apresentação de prescrição médica, devendo dirigir-se ao secretariado clínico para agendar.

  • Intervenções de Enfermagem (pensos/injectáveis/outros) - Diariamente, por marcação prévia, com excepção das situações agudas.
  • Diagnóstico Precoce (teste do “pezinho) - Realizado o mais precocemente possível, entre o e dia de vida, mediante marcação. 

CONSULTA DOMICILIÁRIA MÉDICA/ENFERMAGEM  

Destinam-se a todos os utentes com doença que conduz a  incapacidade súbita ou crónica para se deslocar á USF. Pode ser marcada por iniciativa do médico/enfermeiro ou por solicitação do utente/familiar/cuidador.

Os domicílios prestados pela USF nunca se destinam a situações de urgência/emergência, pelo que nestes casos o utente deve de imediato dirigir-se ao Hospital da área.

Para solicitar uma consulta ao domicilio, deve entrar em contacto com o secretariado clínico, o qual contacta com o seu médico /enfermeiro de família para programar o domicilio.
Os domicílios médicos e de enfermagem realizados pela nossa USF serão realizados aos utente residentes na nossa área de intervenção: Canidelo, Afurada e Santa Marinha.
Serviços mínimos
 Os seguintes serviços , serão assegurados aos utentes pela equipa da USF, em situações de ausência do médico e/ou enfermeiro de família:
·         Primeiras consultas de saúde materna e do recém-nascido
·         Consultas por situações agudas e inadiáveis
·         Consultas domiciliárias de carácter agudo
·         Renovação de prescrição crónica considerada imprescindível
·         Renovação de Certidão de Incapacidade Temporária
·         Vacinação / Intervenções de Enfermagem inadiáveis
·         Anti-concepção de emergência / IVG
Serviços não prestados
·         Exames  complementares de diagnóstico e tratamento pedidos por entidades exteriores a USF
·         Atestados para Medicina Desportiva, empréstimos bancários ou seguros de vida, cartas de Mar, cartas de Caçador, licença de uso e portes de armas e licença de posse de animais perigosos.
Documento a rever em Dez-2014